Saturday, March 19, 2011

NASA Reconnaissance Orbiter Prolific Marte Chega A Marca De Cinco Anos


A missão tem fornecido abundante informação acerca de ambientes antigos, ciclos climáticos gelo-idade escala e mudanças atuais em Marte.

A sonda observa a superfície de Marte subsolo e a atmosfera em detalhes sem precedentes. A nave espacial de grandes painéis solares e a antena parabólica que lhe permitiu transmitir mais dados para a Terra - 131 terabits e contando, incluindo mais de 70.000 imagens - do que todas as outras missões interplanetárias combinado. No entanto, muitas coisas que tinha que ir bem para a missão de alcançar estas metas.

Depois de uma viagem de sete meses a partir da Terra, a nave disparou os seis principais motores por quase 27 minutos que se aproximava de Marte em 10 de março, 2006. Marte não poderia capturá-lo em órbita sem essa manobra crítica programado para retardar a nave espacial. O caminho pretendido veículo orbital levou-o atrás de Marte, de comunicação, durante a maior parte de o motor queimar.

"Isso foi tenso, esperando até que a sonda voltou para fora atrás de Marte e tivemos contato", lembra Dan Johnston, atualmente gerente de projeto da missão do deputado no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter missão cumpriu todos seus objetivos de ciência em uma fase de dois anos a ciência básica. Duas prorrogações, o mais tardar a partir de 2010, contribuíram para a recompensa de volta ciência.

A missão tem iluminado três períodos muito diferentes da história de Marte. Suas observações dos terrenos com muitas crateras de Marte, o mais antigo do planeta, mostram que diferentes tipos de antigos ambientes aquáticos formado minerais relacionados à água. Alguns destes teria sido mais favorável para a vida do que outros.

Em tempos mais recentes, a água parece ter um ciclo como um gás entre os depósitos de gelo polar e os depósitos menor latitude de gelo e neve. Extensas camadas de gelo ou rocha, provavelmente foram necessárias centenas de milhares a milhões de anos para se formar e, como a era glacial na Terra está ligada a mudanças cíclicas na inclinação do eixo da rotação do planeta e da intensidade da luz do sol mudando perto dos pólos.

O atual clima também é dinâmico, com dióxido de carbono volátil e, assim, possivelmente, a água líquida verão altera voçorocas e formando novas estrias. Com observações de novas crateras, avalanches e tempestades de poeira, o módulo tem mostrado um mundo parcialmente congelado, mas não congelado no tempo, como a mudança continua até hoje.

Além de suas observações da ciência, a missão fornece suporte para outras espaçonaves como terra e operar na superfície. As câmeras do orbita dor capturou a Phoenix Mars Lander como pára-quedas para a superfície em 2008 e acompanhou a atmosfera durante as tempestades de poeira que poderiam afetar Phoenix e Mars Exploration Rivers, Spirit e Opportunity. A Mars Reconnaissance Orbiter aumentada Odyssey da NASA no desempenho das funções do relé para estas missões.

Phil JPL Varghese, gerente de projeto do Mars Reconnaissance Orbiter, disse: "A nave espacial ainda está em excelente saúde. Depois de cinco anos em Marte, ele continua com capacidade dual para a realização de observações científicas, monitorando o ambiente de Marte e servindo como um relé."

O orbitador examinou locais de desembarque potencial de Marte da NASA, a missão Laboratório de Ciências, que vai aterrar um vagabundo chamado curiosidade em um desses sites em agosto de 2012.
"Estamos nos preparando para suportar a chegada do Mars Ciência Laboratory e as operações do robô de superfície", disse Varghese. "Enquanto isso, vamos estender as observações da ciência em um terceiro ano de Marte." Um ano marciano dura quase dois anos terrestres.

O veículo orbital Mars Color Imager produziu mais de quatro anos a Terra do diário mapas climáticos globais. Mais de 18.500 imagens da imagem em alta resolução da câmera Science Experiment resolveram características tão pequenas como uma mesa em áreas-alvo, espalhados ao redor do planeta que, combinados, cobrem cerca de solo, tanto quanto o Alasca. Mais de 36.900 imagens da câmera Contexto cobrir quase dois terços da superfície de Marte em uma resolução que permite a detecção de recursos do tamanho de prédios de grande porte.

O Compact Reconnaissance Espectrômetro de Marte tem minerais mapeados em mais de três quartos da superfície do planeta. O Mars Climate Sounder tem monitorado a temperatura da atmosfera e aerossóis, com mais de 59 milhões de sondagens. O Radar Shallow tem verificado para as camadas subterrâneas em mais de 8,6 mil trechos de terra-penetrante observações.

"Cada ano de Marte é único, e uma cobertura adicional nos dá uma melhor oportunidade de compreender a natureza das mudanças na atmosfera e na superfície", disse Rich JPL Zurek, cientista do projeto Mars Reconnaissance Orbiter. "Nós já aprendemos que Marte é um planeta mais dinâmica e diversificada do que aquilo que sabíamos há cinco anos. Nós continuamos a ver coisas novas."

No comments: