Monday, March 24, 2008

Top 5 Razões Que Ser Estudante de Engenharia é Uma Droga



Para muitos estudantes, ganhar um diploma de engenharia não é tão bom assim e não é nada aquilo que se esperava. Aqui estão alguns dos maiores problemas e queixas sobre a educação nessa área. Evidentemente está bem generalizado, então sinta-se livre para discordar.


5. Livros horríveis
Muitas vezes, o texto é pobremente escrito e interrompido por longas equações com símbolos que são diferentes dos utilizados pelo professor durante as aulas.

4. Professores raramente são encorajadores

Durante muitas aulas, um professor que preferiria estar trabalhando em sua pesquisa, vai até o quadro negro ou usa um data show e fica passando equações por horas a fio, sem proferir uma única frase para criar alguma emoção.

3. Escassez de aconselhamento de qualidade
Estudantes de curso superior podem não ter uma noção de como construir seu currículo e eles podem não fazer idéia sobre a variedade de possibilidades de carreira que os aguarda. Infelizmente, alguns conselheiros acadêmicos fazem pouco mais do que pendurar flyers sobre estágios e passar listas sem sentido. Eles deviam fazer algumas projeções sobre o futuro mercado de trabalho, saber mais sobre os interesses de cada um dos estudantes, e oferecer-lhes conselhos sobre como se preparar para o futuro.

2. Outros cursos tem notas altas
Brilhantes estudantes de engenharia podem ganhar notas surpreendentemente baixas enquanto preguiçosos em outros cursos conseguem notas altas simplesmente por entregar relatórios sobre livros e trabalhos com conteúdo copiado de algum lugar, provavelmente da internet.

Alguns professores vêem as notas como uma forma de seleção natural, mas essa analogia é errada. Muitos dos mais brilhantes estudantes podem ter dificuldades enquanto alunos medíocres podem ganhar notas superiores, pois têm um grupo maior de amigos para fazer trabalhos em grupo ou mais tempo para se dedicar aos estudos.

1. Todo trabalho parece igual
Praticamente todas tarefas e questões de prova é um problema matemático. Apenas algumas matérias exigem criatividade ou oferecem experiência de campo.


9 comments:

Leonardo said...

Não generalize, onde estudo muito do que tu escreveu não existe. Além do que a Engenharia é um dos, senão o mais, promissor dos cursos.
Mas não te reprimo, não são todos que conseguem se dar bem pela engenharia
saudações

Unknown said...

nada a ver

Diego Serra said...

Cara, se quiser uma babá na Universidade, vc não irá gostar de curso algum. No caso do curso de engenharia, aceito sua opinião mas não concordo. Quem tem que achar motivação é você mesmo, entendeu? Sorte e força pra ti!

DanielMaxwell said...

Sendo contrário ao que Leonardo e Diego disseram, muito do que está escrito é sim verdade.. Claro, porém, que se vc vai continuar em Engenharia, deve primeiramente rever o aspecto principal : MOTIVAÇÃO. Não adianta continuar frustrado, o curso é assim e não vai mudar, infelizmente. Eu estudo Engenharia Mecânica numa Federal e sei que mtas vezes parece não valer a pena tanto esforço.. mas vamo seguir em frente cara, ânimo!

Aline Rolim said...

Concordo com o nosso amigo, aqui na Universidade Federal de Rondônia também acontecem situações parecidas. Todos os dias temos que buscar no nosso interior motivação para continuar. E enfrentar professores doutores com uma didática péssima, mau humorados e muito.. muito chatos. Para mim, as aulas não me servem para muita coisa. O meu desempenho depende do meu estudo em casa.

Saturno said...

99% do vc fala é verdade sim, e ainda por cima em pleno 2011 quando ja temos computadores e maquinas como a hp 50 que com certeza iremos usar em nossa vida profissional, os canalhas querem que fassamos tudo a mão como a 200 anos atraz, por favor!
Técnologia é e deve ser usada inclusive no aprendizado!
To com voçê!

Luiz said...
This comment has been removed by the author.
Luiz said...

Qta besteira... quer molesa vai fazwer psicologia..
Eu tive professores sensacionais q só fizeram o meu amor pela engenharia crescer... é um curso difícil?? É sim, e muito!! Mas tb é um curso q transforma a sua cabeça... vc passa a ver tudo de maneira diferente.. para mim sem sombra de dúvida o curso mais completo q existe...
E vc cara tenta fisioterapia, fonoauiologia.. pq com essa cabecinha, não vai longe na engenharia não..

Engº Civil Paulo Mello Bortoncello said...

Saturno... concordo contigo! Com certeza devemos usar a(s) tecnologia(s) a nosso favor!
Penso que, porém, primeiro deveria procurar aprender a escrever direito! Dá uma olhada no teu texto amigo!
"Já" e "Máquinas" tem acento;
"Façamos" é com "Ç" e não com "SS";
"Atrás" não é com "Z" e tem acento;
"Tecnologia" não tem acento no "E";
Como que um graduado escreve desta forma? Vais querem usar o Word??? rsss

Sobre a Engenharia! Você tem razão! É muito complicado ensinar cálculo e fórmulas matemáticas! Não tem como "colocar uma didática" porque nem todos tiveram a mesma formação!
Infelizmente Engenharia é isso!
Quem sabe não seria melhor procurar outro curso que não seja exatas para fazer? Com certeza lá não tem cálculo!
Conhecer aquela famosa frase:
Quem está na chuva é para se molhar...

Então amigo!!! rss

Abraço a todos os colegas!

Paulo