Tuesday, April 22, 2008

9 Perguntas Que Você Deve Fazer Ao Seu Chefe

Você provavelmente tem uma lista de perguntas que gostaria de fazer ao seu patrão, se tivesse a chance. Perguntas tipo:


“Você realmente pagou por esse corte de cabelo?"

“Tudo que você come inclui alho?"

“Como é que alguém tão agradável como você acabou casando com alguém tão desagradável?"

Bom, se você tiver alguma vontade de manter o seu emprego, você vai querer manter essas perguntas para si mesmo. Infelizmente, os empregados têm uma tendência de manter todas as perguntas para si mesmos, mesmo quando algumas delas poderiam ajudar a sua carreira.

"Os trabalhadores escolhem o silêncio ao invés do diálogo porque se preocupam em danificar sua credibilidade, tem medo de represálias ou duvidam que sua idéia vá fazer qualquer diferença. E quando empregados escolhem o silêncio, o progresso sofre", diz Kerry Patterson, co-autor do livro "Crucial Conversations.”

Quer você fique calado porque você tem medo de embaraçar a si mesmo ou você não acha que suas perguntas significam muito, esqueça isso, você precisa começar a se manifestar.

Um colega uma vez me disse, "eu posso dizer mais sobre uma pessoa pelas perguntas que faz do que por aquilo que ela me disse", diz Edith Onderick-Harvey, presidente da Change Dynamics Consulting, uma empresa de consultoria. "O mesmo vale para os gestores. Perguntar sobre a organização, suas metas e prioridades, o seu papel nisso tudo e pedir feedback diz ao seu chefe que você está centrado em uma carreira na organização, e não apenas em um emprego."

Para ajudar você nessa tarefa, aqui estão nove perguntas que você pode fazer ao seu chefe e que poderão ajudar a sua carreira. (Só não as pergunte todas de uma vez, o seu patrão é provavelmente uma pessoa ocupada).

"Como você mede o sucesso?"

Os trabalhadores muitas vezes esquecem que as suas performances são medidas de uma forma ou de outra. A fim de compreender como o seu trabalho é quantificado, você deve estar falando a mesma língua que o seu patrão. Descubra se o seu chefe está preocupado apenas com números e resultados, ou se a forma como você os atingiu também importa, aconselha Onderick-Harvey. Assim você pode basear seus futuros trabalhos pelas prioridades do seu chefe.

"Em quais áreas eu preciso me desenvolver mais para avançar na minha carreira?"

Esta questão mostra ao seu chefe que você está no controle de seu futuro e não está à espera de alguém para fazer as coisas acontecem, diz Onderick-Harvey. Se você conseguir definir quais são os seus objetivos na carreira, o seu patrão pode dizer-lhe o que você precisa aprender para ganhar experiência e assim subir na organização.

"Quais os pontos forte que eu tenho que irão ajudar na minha carreira?"

Não seja tão centrado na busca de seus pontos fracos a ponto de esquecer de perguntar sobre seus pontos fortes. Você pode achar que você sabe quais são seus pontos fortes e fracos, mas o seu chefe pode ter uma opinião diferente. Esta pergunta não é uma desculpa para a mendigar um elogio, é uma oportunidade para mostrar ao seu chefe que você deseja orientar a sua própria carreira, diz Onderick-Harvey.

"Quão freqüentes são realizadas as avaliações de desempenho e quem as faz?"

Questões básicas como esta são cruciais para o seu desempenho, diz o Dr. Ivonne Chirino-Klevans, professor da Universidade Walden. Compreender a mecânica do seu trabalho deveria ser sua principal prioridade a todo momento. Certifique-se de saber se você tem metas trimestrais ou anuais para alcançar e seu impacto sobre suas tarefas diárias.

"Quais são as opções de crescimento dentro da organização?"

Embora você possa achar que esta pergunta só deve ser feita em uma entrevista de emprego, pode-se muito bem faze-la mesmo que você já esteja empregado por alguns anos, diz Chirino. A estrutura das empresas mudam a todo momento e você deve saber quais são as oportunidades abertas para você com antecedência se quiser subir. Uma vez que você sabe quais são as suas opções, você pode decidir qual é o seu próximo passo, quer se trate de atingir uma nova posição ou procurar um emprego com um futuro melhor.

"Eu entendi corretamente?"

Quando você está à frente de um projeto que tem muitos componentes ou um novo conjunto de orientações, certifique-se de que você tenha pelo menos uma idéia sobre qual é a sua tarefa. Encarar uma tarefa sem saber se você está no caminho é um problema esperando para acontecer. Verifique com seu patrão para garantir você compreendeu exatamente à forma como ele ou ela querem o projeto feito. Se você não fizer as perguntas certas, você poderá perder o rumo da sua carreira, embora você estivesse plenamente apto para fazer o trabalho, avisa Chirino.

Cuidado: Use essa pergunta com cuidado. Nenhum chefe quer repetir várias vezes o que ele disse.

"O que eu posso fazer para ajudá-lo?"

Esta simples questão é importante, mas muitas vezes esquecida, de acordo com a executiva Suzanne Bates. Mesmo se você não puder ajudar, o seu chefe vai lembrar-se da sua oferta. "É solitário no topo, por isso, se o seu chefe vê-lo como alguém que quer que ele seja bem sucedido, você se destacará."

“Qual é a prioridade mais importante que nós devemos focar?"

Esta pergunta quase nunca é feita, porque os funcionários temem parecer incompetentes. Mas o que ela realmente demonstra é preocupação com suas responsabilidades e as metas da sua equipe. Quando você tem vários projetos em curso e seu chefe acrescenta mais um ao monte, saber priorizar fica difícil. Gerentes querem ouvir dos funcionários que estão preocupados com a melhoria da empresa, diz Gayle Lantz.

"Posso assumir esta tarefa?"

Muitos funcionários tomam uma atitude "preguiçosa" para com as suas carreiras e esperam que o controle seja por parte de seus patrões, diz a perita Rachelle Dr. J. Canter. Os patrões têm suas próprias vidas com que se preocupar e não tem tempo para mapear seu futuro. Em vez de deixar a sua carreira aos trancos e barrancos, procure oportunidades de provar que você tem iniciativa e habilidades de liderança. Encontre formas de construir e ganhar experiência nas competências que você não é tão bom.

No comments: