Wednesday, February 4, 2009
Ficamos Muito Dependentes do Google?
Na semana passada o Google marcou a internet toda como malware e isso gerou uma pergunta: será que nos tornamos muito dependentes do Google?
Pergunta: Se o Google acabasse (ou tornar-se essencialmente inutilizável - mesma coisa), por, digamos, 72 horas ou mais, o quão seria devastador para a economia? Varejistas on-line teriam uma diminuição de vendas? Será que a produtividade dos trabalhadores da informação (que supostamente gastam muitas horas por dia fazendo buscas on-line) seriamente afetada? ...
Às vezes até a infra-estrutura mais altamente distribuída, altamente virtualizada, não é mais forte do que o seu componente mais fraco. E muitas vezes, o componente mais fraco é humano. É isso nunca vai mudar – não importa o que aconteça.
No caso do erro do Google, que foi causado por um simples erro humano, o mundo provavelmente não sofreu graves perturbações. Mas é uma pergunta justa, e as mesmas questões foram levantadas anteriormente sobre a posição dominante da Microsoft nos desktops. Quando uma empresa domina um mercado tão completamente, ela se torna um mecanismo essencial e, portanto, requer regulamentação governamental para garantir que ela não estrangule a economia?
Não se pode ter certeza. As empresas tendem a afastar-se de regulamentação governamental, sempre que possível, e seria horrível ver o Google significativamente limitado pelo governo americano. Mesmo assim, o acontecido no fim de semana demonstra o quão vulnerável é o Google, assim como somos suscetíveis a um possível colapso do mesmo.
Sim, os outros motores de busca estão a apenas um clique de distância, mas com mais e mais pessoas envolvendo suas vidas com os produtos do Google (Gmail, Notícias, Finanças, Reader, etc), um erro de algum produto do Google poderia causar um efeito dominó sobre todos eles, e dificultar significativamente a produtividade até o Google corrigir o erro.
Mesmo assim, a resposta à dominância da Microsoft não foi a regulamentação, foi a concorrência. O Google, também, terá de enfrentar a concorrência crescente da Web, talvez a resposta para a preocupação seja apenas esperar. Ao longo do tempo, opensource e outras tendências, sem dúvida diminuirão a relevância do Google na internet.
Mas, por hora, não há como não se sentir um pouco vulnerável.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment