Tuesday, March 25, 2008

Top 10 Razões Para Fazer Sexo Esta Noite!

Quando você está com vontade, a última coisa passando pela sua cabeça é impulsionar o seu sistema imunitário ou manter um peso saudável. Ainda assim, um bom sexo oferece os benefícios da saúde e muito mais.


Isso é uma surpresa para muitas pessoas, diz Joy Davidson, Phd, uma psicóloga de Nova York e terapeuta sexual. "Obviamente, o sexo está em toda a mídia", diz ela. “Mas a idéia de que somos criaturas sexuais ainda é visto em alguns casos com repulsa ou, noutros casos, um pouco de vergonha”.

Sexo faz bem ao corpo de várias formas, de acordo com Davidson e outros especialistas. Os benefícios não são apenas anedóticos ou boatos - cada uma dessas 10 razões para praticar sexo é apoiada por estudos científicos.

Entre os benefícios saudáveis de uma relação sexual estão:

1. Sexo alivia estresse

Um grande benefício do sexo é baixar a pressão arterial e reduzir o estresse, de acordo com pesquisadores da Escócia, que relataram as suas conclusões na revista "Biological Psychology". Eles estudaram 24 mulheres e 22 homens e mantiveram registros de sua atividade sexual. Em seguida, os pesquisadores os submeteram a situações estressantes - como falar em público e fazer aritmética verbal - e constataram que sua pressão arterial reagia ao estresse.

Aqueles que praticaram sexo tinham melhores respostas ao estresse do que aqueles que aderiram a outras comportamentos sexuais ou não praticaram sexo.

Um outro estudo publicado no mesmo jornal apurou que sexo freqüente foi associado à baixa pressão arterial diastólica nos participantes. Ainda outra investigação encontra uma ligação entre abraços entre parceiros e menor pressão arterial em mulheres.

2. Sexo estimula imunidade

Boa saúde sexual pode significar uma melhor saúde física. Ter relações sexuais uma ou duas vezes por semana tem sido relacionado a níveis mais elevados de um anticorpo chamado imunoglobulina A ou IgA, o que pode protegê-lo de ficar resfriado e outras infecções. Os cientistas na Universidade Wilkes, em Wilkes-Barre, Pa, tomaram amostras de saliva, que contém IgA, de 112 estudantes universitários que relataram à freqüência das suas relações sexuais.

Aqueles no grupo "frequentes" - uma ou duas vezes por semana - tiveram maiores
níveis de IgA do que os dos outros três grupos - que relataram estar em abstinência, ter relações sexuais menos de uma vez por semana, ou praticar muito freqüentemente três ou mais vezes por semana.

3. Sexo queima calorias

Trinta minutos de sexo queima 85 calorias ou mais. Pode não parecer muito, mas veja só: 42 sessões de meia hora irão queimar 3.570 calorias, mais do que o suficiente para perder um quilo. Dobrando o tempo das sessões você pode conseguir perder o mesmo peso em apenas 21 sessões.

"Sexo é uma excelente modalidade de exercício", diz Patti Britton, PhD. Sexo exige trabalho tanto de uma perspectiva física como psicológica, para fazê-lo bem, diz ela.

4. Sexo melhora a saúde cardiovascular

Embora algumas pessoas mais velhas preocupam-se que os esforços despendidos durante uma relação sexual possa causar um acidente vascular cerebral, não é bem assim, de acordo com investigadores da Inglaterra. Em um estudo publicado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária, os cientistas encontraram que a freqüência das relações sexuais, não foi associada a acidente vascular cerebral nos 914 homens que eles estudaram durante 20 anos.

E os benefícios da saúde cardíaca através do sexo não param por aí. Os pesquisadores também descobriram que ter relações sexuais duas vezes ou mais por semana reduziu o risco de ataque cardíaco fatal pela metade, em comparação com aqueles que tiveram relações sexuais menos de uma vez por mês.

5. Sexo reforça auto-estima

Aumentar a auto-estima foi uma das 237 razões que as pessoas fazem sexo, segundo os investigadores da Universidade do Texas e publicado nos Arquivos de Comportamento Sexual.

Esta conclusão faz sentido para Gina Ogden, PhD uma terapeuta sexual e terapeuta de casamentos e família, embora ela ache que as pessoas que já possuem auto-estima elevada têm relações sexuais para se sentir ainda melhor. "Uma das razões que as pessoas dizem fazer sexo é para sentirem-se bem consigo mesmas", diz ela. "Um grande sexo começa com auto-estima, e a aumenta.”

6. Sexo melhora intimidade

Ter relações sexuais e orgasmos aumenta os níveis do hormônio oxitocina, o chamado hormônio do amor, o que nos ajuda a construir um ambiente de confiança e seguro. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e da Universidade da Carolina do Norte avaliaram 59
mulheres na pré menopausa, antes e depois do contato caloroso com seus maridos e parceiros. Tey constatou que quanto maior o contato, maior os níveis de ocitocina.

"Ocitocina nos permite sentir o desejo de cuidar de alguém e se conectar", diz Britton.

Altos níveis de ocitocina também tem sido associados com um sentimento de generosidade. Portanto, se você está sentindo-se subitamente mais generoso com seu parceiro/a dê crédito ao hormônio do amor.

7. Sexo reduz a dor

Assim que o hormônio ocitocina aparece os níveis de endorfina aumenta, e a dor diminui. Portanto, se a sua dor de cabeça, artrite, ou SPM parecem melhorar depois do sexo, você pode agradecer aos elevados níveis ocitocina.

Em um estudo publicado no Boletim de Biologia Experimental e Medicina, 48 voluntários que inalaram oxitocina em vapor e, em seguida, tiveram seus dedos cutucados por uma agulha praticamente não sentiram dor.

8. Sexo reduz risco de câncer da próstata

Ejaculações freqüentes, especialmente nos homens lá pelos 20 anos, podem reduzir o risco de câncer da próstata mais tarde na vida, relataram pesquisadores australianos no British Journal of Urology International.
Eles chegaram a conclusão de que homens que tinham cinco ou mais ejaculações semanais, enquanto nos seus 20 anos reduziram em 1/3 o risco de câncer de próstata posteriormente na vida.

Outro estudo, relatou no Journal of the American Medical Association, constatou que freqüentes ejaculações, 21 ou mais por mês, foram ligadas ao menor risco de câncer de próstata em homens mais velhos, em comparação com ejaculações menos freqüentes, 4 a 7, por mês.

9. Sexo reforça os músculos esfincterianos

Para as mulheres, fazer alguns exercícios pélvico musculares conhecido como Kegels durante as relações sexuais oferece benefícios. Você irá desfrutar de mais prazer, e você também vai reforçar a área e ajudar a minimizar o risco de incontinência mais tarde na vida.

10. Sexo ajuda você a dormir melhor

A oxitocina libertada durante orgasmo também promove o sono, de acordo com investigações.

E dormir o suficiente tem sido associado com uma série de outras coisas boas, como manter um peso saudável e boa pressão arterial. Algo para pensar, especialmente se você está se perguntando por que o teu homem está a toda em um minuto e dormindo no outro.


No comments: